sábado, 28 de maio de 2011

Revisão conceitual, padrões microestruturais e proposta nomenclatória para os pêlos-guarda de mamíferos brasileiros

QUADROS, J.; MONTEIRO-FILHO, E.LA. 2006. Revisão conceitual, padrões microestruturais e proposta nomenclatória para os pêlos-guarda de mamíferos brasileiros. Revista Brasileira de Zoologia 23(1):279-292.

Resumo. Como introdução este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de conceitos aplicados em tricologia com ênfase na microestrutura dos pêlos. Tricologistas descreveram e nomearam vários padrões microestruturais da cuticula e medula, mas a nomenclatura é bastante diversa e a maioria dos trabalhos não apresenta desenhos ou fotografias para ilustrar os padrões descritos. Adicionalmente, a tradução dos termos comumente encontrados na bibliografia, a maioria em inglês e francês, levaria a denominações sem sentido em português. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever os padrões microestruturais da cuticula e medula de 64 espécies de mamíferos brasileiros e propor uma nomenclatura em português para estes padrões. Quinze padrões cuticulares foram descritos e nomeados com base em seis caracteres: imbricamento, forma, dimensão e orientação das escamas; ornamentação e continuidade das bordas das escamas. Considerando a medula, 17 padrões foram descritos e nomeados com base em seis caracteres: presença, continuidade, número de fileiras de células na medula; disposição e forma destas células e ornamentação da margem da medula. Os resultados obtidos e as descrições e desenhos dos padrões cuticulares e medulares disponíveis na literatura foram discutidos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Informe da Sociedade Brasileira de Mastozoologia

A Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) informa que já é possível pagar a anuidade 2011. Os valores atuais são R$ 120,00 para profissionais e R$ 80,00 para estudantes (incluindo, se não me engano, estudantes de pós-graduação). Os associados em dia com a anuidade tem direito a:

- Receber os Boletins Informativos do ano em curso (três números por ano);
- Receber os exemplares do ano em curso da revista Mastozoologia Neotropical (dois números por ano);
- Submeter artigos para publicação no Boletim Informativo da SBMz;
- Desconto nos congressos da SBMz, bem como no próximo Congresso Brasileiro de Zoologia;
- Voto nas assembléias gerais e participação nas demais decisões da SBMz;
- Participação nas consultorias e assessorias demandadas a SBMz, por órgãos e instituições oficiais;
- Divulgar seus artigos na homepage da SBMz;
- Isenção de pagamento em cursos e outras atividades promovidas pela SBMz

Os sócios que se inscreverem em 2011 e os sócios que estavam inadimplentes nos últimos anos, mas que pagarem anuidade 2011, receberão um exemplar do livro Mamíferos de Restingas e Manguezais do Brasil, lançado recentemente pela SBMz.

sábado, 21 de maio de 2011

Coleta e preparação de pêlos de mamíferos para identificação em microscopia óptica

QUADROS, J.; MONTEIRO-FILHO, E.L.A. 2006. Coleta e preparação de pêlos de mamíferos para identificação em microscopia óptica. Revista Brasileira de Zoologia 23(1):274-278.

Resumo. A microestrutura dos pêlos é uma ferramenta útil na identificação das espécies de mamíferos e é aplicada a várias disciplinas como ciências forenses, ecologia, epidemiologia, arqueologia e paleontologia. Os métodos aplicados na coleta e preparo de pêlos de mamíferos para sua identificação em microscopia óptica são numerosos e variam dos mais baratos e rápidos aos mais caros e laboriosos. O presente estudo tem por objetivos testar diferentes métodos de coleta, limpeza e preparo de pêlos de mamíferos para observação dos padrões cuticular e medular em microscopia óptica, comparar estes métodos com a literatura e descrever em detalhe um novo método recomendado. Para preparar a coleção de referência, os pêlos foram coletados do dorso de espécimes com localidade de coleta conhecida e coligidos em acervos museológicos. Impressões cuticulares foram obtidas pressionando os pêlos contra uma fina camada de esmalte para unhas incolor colocada sobre uma lâmina de vidro e seca por 15 a 20 minutos. Para observar o padrão medular, os pêlos foram submetidos a diafanização em água oxigenada comercial 30 volumes por 80 minutos. Lâminas permanentes foram montadas com Entellan e lâminas temporárias com glicerina. As vantagens desse método foram a fácil aquisição e manuseio do material e a prática execução, permitindo seu uso durante trabalhos de campo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

XXIV Jornadas Argentinas de Mastozoología

Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011 ocorrerá em Lá Plata, Argentina, as XXIV Jornadas Argentinas de Mastozoología. As inscrições para submissão de resumos já estão abertas. Os interessados pode obter mais informações no site http://www.sarem2011.com.ar/. A Primeira Circular do evento também esta disponível para quem quiser.

sábado, 14 de maio de 2011

Mamiferos carnívoros e sua relação com a diversidade de hábitats no Parque Nacional dos Aparados da Serra, sul do Brasil

SANTOS, M.F.M.; PELLANDA, M.; TOMAZZONI, A.C.; HASENACK, H.; HARTZ, S.M. 2004. Mamiferos carnívoros e sua relação com a diversidade de hábitats no Parque Nacional dos Aparados da Serra, sul do Brasil. Iheringia, Série Zoologia 94(3):235-245.

Abstract. Carnivore mammals and their relation with habitat diversity in Aparados da Serra National Park, southern Brazil. A survey of carnivore mammals was accomplished in Aparados da Serra National Park from February 1998 to March 2000. The park has 10.250 ha and is considered a biodiversity core area of the Atlantic Forest Biosphere Reserve in the Rio Grande do Sul State, Brazil. The landscape is characterized by relatively well preserved relicts of Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze forest, grassland and Atlantic Forest, which have contributed for the survival of endangered carnivore mammals. The National Park was divided in a grid of 16 km² cells using a 1:50.000 scale map. The animals were recorded using indirect methods, by identifying signs (scats, tracks) and direct observation in 2.5 km long and 5 m wide transects, with 10 replicates in each grid cell. Interviews with local people were also used to confirm the animal presence. A total of 13 species was recorded: Procyon cancrivorus (Cuvier, 1798), Pseudalopex gymnocercus (G. Fischer, 1814), Leopardus pardalis (Linnaeus, 1758) and Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766) were the most frequent species registered. Nasua nasua (Linnaeus, 1766), Herpailurus yaguarondi (Lacépède, 1809), Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815), Eira barbara (Linnaeus, 1758), Leopardus sp., Puma concolor (Linnaeus, 1771), Galictis cuja (Molina, 1782), Conepatus chinga (Molina, 1892) and Lontra longicaudis (Olfers, 1818) showed lower frequencies. The Park presented areas with significant differences (Mantel Test, P< 0.05) in species richness and composition related to habitat classes. Areas with high habitat richness presented high species richness. The Araucaria forest was the habitat that presented the higher carnivore richness. The border areas of the Park are influenced by several environmental degradation factors that could be affecting the distribution of carnivores.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fotos: Cerdocyon thous em armadilha fotográfica

Estava em fazendo amostragem de pequenos mamíferos, e todas as noites uma armadilha estava revirada. Resolvi colocar uma armadilha fotográfica ali, só pra ver o que estava acontecendo. E, como suspeitava, lá estava o bichano. Essa é uma espécie que já apareceu aqui no blog, mas a foto vale a pena.
Espécie: Cerdocyon thous (graxaim-do-mato, cachorro-do-mato, raposinha).
Fotógrafo: Maury S.L. Abreu (em armadilha fotográfica).
Contato: maury.abreu@gmail.com.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Livros: Métodos de estudo em biologia da conservação e manejo da vida silvestre

CULLEN JR., L.; RUDRAN, R.; VALLADARES-PADUA,C. (org.) 2006. Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 2ª ed. Curitiba: Ed. Universidade Federal do Paraná. 652 p.

Um livro clássico sobre técnicas para estudos em ecologia, este livro apresenta algumas das principais metodologias utilizadas em estudos científicos. Também é extremamente útil para aqueles que trabalham com consultoria ambiental, justamente por conter descrição detalhadas das principais metodologias utilizadas em trabalhos deste tipo - não apenas com mamíferos, mas também estudos com aves, invertebrados e outros grupos. É bem verdade que existem títulos mais recentes com descrição de técnicas úteis, mas isso não tira a importância deste livro.
Se bem sei, uma nova edição já vem sendo prometida há algum tempo, mas nunca siu. Uma reimpressão saiu acho que em 2008, mas a única novidade significativa são as imagens coloridas.

Sumário do livro
1. Estimativas de riqueza em espécies (Adalberto José dos Santos).
2. Macroinvertebrados aquáticos como indicadores ambientais da qualidade de água (Donald P. Eaton).
3. Diversidade de macroinvertebrados em riachos (Adriano Sanches Melo).
4. Captura e marcação de animais silvestres (Paulo Rogério Mangini, Patrícia Avello Nicola).
5. Insetos como indicadores ambientais (André Victor Lucci Freitas, Ronaldo Bastos Francini, Keith S. Brown Jr.).
6. Métodos para estudos com aves (Pedro Ferreira Develey).
7. Transectos lineares na estimativa de densidade de mamíferos e aves de médio e grande porte (Laury Cullen Jr., Rudy Rudran).
8. Levantamento rápido de mamíferos terrestres de médio e grande porte (Renata Pardini, Eduardo Humberto Ditt, Laury Cullen Jr., Clarice Bassi, Rudy Rudran).
9. Manejo e controle de danos causados por espécies da fauna (Sandra M.C. Cavalcanti).
10. Uso de armadilhas fotográficas em levantamentos populacionais (Walfrido Moraes Tomas, Guilherme H.B. de Miranda).
11. Armadilhamento fotográfico de grandes felinos: algumas considerações importantes (Ullas Karanth, Jamas D. Nichols, Laury Cullen Jr.).
12. Radiotelemetria em estudos populacionais (Anael Aymoré Jacob).
13. Metodologias moleculares utilizadas em genética da conservação (Beatriz M. Perez-Sweeney, Fernando P. Rodrigues, Dan J. Melnick).
14. Restauração e conservação de ecossistemas tropicais (Paulo Kageyama, Flávio Bertin Gandara).
15. Fenologia, frugivoria e dispersão de sementes (Mauro Galetti, Marco Aurélio Pizo, Patrícia C. Morellato).
16. Estrutura da paisagem: o uso adequado de métricas (Jean Paul Metzger).
17. Métodos para análise de vegetação arbórea (Giselda Durigan).
18. Uso de sistema de informações geográficas em Biologia da Conservação (Alexandre Uezu).
19. Estatística e interpretação de dados (Paulo de Marco Junior, Adriano Pereira Paglia).
20. Delineamento de experimentos numa perspectiva de ecologia de paisagem (Jean Paul Metzger).
21. A abordagem participativa na educação para a conservação da natureza (Suzana M. Padua, Marlene F. Tabanez, Maria das Graças de Souza).
22. Análise da sustentabilidade de caça em florestas tropicais no Peru - Estudo de caso (Richard E. Bodmer, John G. Robinson).
23. Estrevistas e aplicação de questionários em trabalhos de conservação (Eduardo Humberto Ditt, Waldir Mantovani, Cláudio Valladares-Padua, Clarice Bassi).
24. Manejo integrado de espécies ameaçadas (Cláudio B. Valladares-Padua, Cristina Saddy Martins, Rudy Rudran).

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fotos: Oligoryzomys flavescens

Esta não é uma foto de armadilha fotográfica, mas de câmera digital normal. Este pequeno mamífero de hábito arborícola foi capturado em agosto de 2010 no município de Campos Novos, Santa Catarina, durante um monitoramento de fauna. Não lembro se tratava-se deste indivíduo, mas membros esta especíe foram capturados no solo e nas árvores.
Espécie: Oligoryzomys flavescens (camundongo-do-mato).
Fotógrafo: Maury S.L. Abreu (com armadilha fotográfica).