quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mamíferos: da Terra aos Mares

A equipe do Laboratório de Ecologia de Mamíferos da Unisinos têm o prazer de convidar todos a participar da oficina Mamíferos: da Terra aos Mares.

A oficina visa apresentar o grupo dos mamíferos com aspectos de sua evolução, diversidade, ecologia, manejo, conservação e relações com o homem. A oficina ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, e 1º de setembro de 2012, na Unisinos (Univerdade do Vale do Rio dos Sinos), em São Leopoldo, RS. As inscrições podem ser realizadas diretamente pela internet através do link: http://www.unisinos.br/extensao/eventos/EX120309/EX120309-00001/620/apresentacao.




DATAS: 24 e 25 de agosto, e 1º de setembro de 2012.


INVESTIMENTO: R$ 100,00.


INFORMAÇÕES: www.unisinos.br/eventos (eventos saúde).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO
A oficina será dividida em quatro módulos, sendo o primeiro módulo uma apresentação geral sobre características, diversidade e evolução dos mamíferos. Os quatro módulos seguintes apresentarão aspectos gerais e ecológicos sobre os mamíferos terrestres, e os quatro módulos seguintes apresentarão técnicas de estudo e monitoramento de populações de mamíferos marinhos, bem como suas interações com o homem.


O conteúdo detalhado previsto (sujeito a modificações) segue abaixo:


24/ago/2012
- Introdução geral: mamíferos, da terra aos mares (Msc Paulo T. Sarti, Fernando R.V. Lopes).

25/ago/2012
- Biologia e ecologia de pequenos mamíferos (Msc Maury S.L. Abreu).
- Padrões de microestrutura de pelos: identificando mamíferos (Nathalia S. Freitas).
- Mamíferos terrestres de médio e grande porte (Msc Paulo T. Sarti).
- O uso do habitat por mamíferos terrestres (Guilherme W. Schmitz).

01/set/2012
- Técnicas de estudo em mamíferos-marinhos: coleta, curadoria de coleção e estudos osteológicos (Biol. Ana Paula Costa).
- Técnicas de estudo em mamíferos-marinhos: monitoramento de populações (Biol. Rodrigo Machado, Biol. Ana Paula Costa, Fernando R.V. Lopes).
- Interações entre mamíferos aquáticos e a atividade pesqueira: da pesca cooperativa ao conflito (Biol. Rodrigo Machado).
- Dimensões humanas (Mônica Terra, Biol. Ana Carolina Pont).

Nenhum comentário:

Postar um comentário