Sobre o Blog

A Mammal's Research é um blog independente com informações técnicas para acadêmicos, pesquisadores e amantes de mamíferos silvestres. Foi criada em 9 de abril de 2011 com o objetivo de divulgar eventos, projetos de pesquisa, artigos científicos, fotos e outras informações que possam interessar ao seu público-alvo.

A Mammal's Research foi criada e idealizada por Maury Sayão Lobato Abreu, estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre da Unisinos, São Leopoldo, RS. Hoje o blog conta também com a participação de Paulo Tomasi Sarti, Mestre em Ecologia (PPG em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre). Ambos os profissionais também trabalham na área de consultoria ambiental, especializados em ecologia e diversidade de mamíferos.

Como usar o Blog:

Para os recém-chegados, aqui vão algumas dicas e sugestões sobre como usar o blog.

Key Words: Na lateral direita da página do blog você encontra uma lista de key words, ou palavras-chave. Cada postagem do blog possui uma série de key words associadas. Quando você clica na palavra que deseja, todos os posts com essa marcação serão apresentadas na parte central do blog. Este recurso é especialmente útil para encontrar os artigos científicos publicados neste blog. Todas as key words estão em inglês, com exceção das palavras Fotos, Eventos e Projetos.

Arquivo do Blog: Aqui são mostradas todas as postagens do blog, desde sua criação, organizadas por data. Útil para quem deseja acompanhar o blog cronologicamente.

Links Úteis: São apenas alguns links que podem ser úteis a pesquisadores e acadêmicos.

Logos: Na barra lateral à direita há também alguns logos com links de grupos ou empresas úteis aos pesquisadores que trabalham com mamíferos.

Seguidores: Apenas uma lista das pessoas que acompanham o blog.

Itens que podem ser encontrados no blog:

Artigos científicos. Algumas das postagens no blog serão artigos científicos relacionados a mamíferos silvestres. A princípio, serão disponibilizados links para artigos que já estejam disponíveis na internet, com referência, link para o arquivo pdf e abstract. Com o tempo outros artigos, de difícil acesso, também podem ser disponibilizados, mas isso ainda esta em desenvolvimento. Você também podem ajudar nessa divulgação: envie-nos o link de um artigo que você acha interessante que podemos divulgar aqui, e assim ajudaremos uns aos outros na divulgação científica. Você também pode enviar o arquivo pdf de um artigo no qual seja autor, para que seja disponibilizado a todos, e assim todos tenham a chance de conhecer seu trabalho. A princípio tentaremos manter a periodicidade de um artigo por semana (todo sábado).


Projetos de pesquisa. A idéia é divulgar aqui no blog também projetos de pesquisa que estejam em desenvolvimento em algum instituição de pesquisa. Se você é pesquisador e quer mostrar seu trabalho, envie-nos um resumo de seu projeto e suas informações acadêmicas (onde é realizado, quem são os responsáveis, etc) que podemos divulgar aqui.

Eventos. Temos por intenção divulgar eventos que estejam relacionados a mamíferos. Se você esta ministrando algum curso, palestra, congresso, reunião acadêmica, etc, envie-nos as informações, para que possamos ajudar na divulgação.

Notícias. Novidades no cenário da mastozoologia brasileira e outras notícias importantes para os pesquisadores de mamíferos.


Fotos. Quer divulgar fotos? Ou esta procurando fotos? Bem com o tempo algumas serão disponibilizadas aqui. Entretanto vale um aviso: as fotos são de propriedade de seus respectivos autores, e somente eles poderão autorizar seu uso em qualquer situação. Fotos profissionais publicados neste blog sempre terão uma marca d'água com informações do fotógrafo e não poderão ser utilizadas sem autorização. Fotos de internet, por já estarem livremente disponíveis, podem não seguir essas regras.

Periódicos. Conheça os principais periódicos e revistas científicas com artigos sobre mamíferos. A lista é longa, e inclui não apenas os periódicos especializados em mamíferos, mas também aqueles que podem vir a incluir este grupo de vertebrados em seu escopo. Informação completa sobre cada periódico, incluindo abreviatura, avaliação segundo a CAPES, endereço eletrônico, entre outros.